FAQ - Questões Comuns

 

Home
Projetos
Imagens Recentes
Grande Angulo
Imagens Astronômicas
Relatórios
Equipamentos e Sítio
Programas de Computador
Artigos
Livros
Astronomia na Internet
FAQ - Questões Comuns
Deixe seu Comentário
Fale Comigo

 

FAQ de Astronomia Amadora

Aqui pretendemos colocar algumas respostas a dúvidas frequentes relacionadas a astronomia para amadores

1 - Equipamentos

1.1 - Telescópios e Binóculos

bullet

O meu telescópio de 60mm presta ? O que eu consigo ver com ele ? A marca importa ?

O meu primeiro telescópio foi um refrator de 60mm e 60 aumentos. Não tinha marca conhecida mas também não era de plástico. Em geral acho que é um bom aparelho para quem começa no mundo da astronomia. Nele você vai ver a Lua e suas crateras, as luas de Júpiter ( mas sem as faixas, só um disco branco ), o anel de Saturno, Marte sem detalhe nenhum, as fases de Vênus, os asteróides mais brilhantes, os cometas mais brilhantes, aglomerados abertos de estrelas, aglomerados globulares sem distinguir estrelas, apenas uma massa redonda, algumas nebulosas brilhantes como a de Órion e Eta Carinae. Em locais escuros você vai detectar muito levemente a nebulosa do Anel sem ver o buraco propriamente dito.

A marca do telescópio não importa, mas a lente não deve ser de plástico. Apenas tome cuidado com telescópios de muitos aumentos, pois não é possível de fato utilizar-se em astronomia. Em geral conte 10 vezes o diâmetro em centímetros e você terá o aumento máximo usável.

bullet

Faz sentido um aumento de 1000 vezes ?

Conforme foi dito o importante é o diâmetro da objetiva (espelho ou lente) do telescópio. Na prática a turbulência atmosférica impede aumentos maiores do que 200 ou 300 vezes, independentemente do tamanho do telescópio que se esteja observando. Existem, entretanto, duas exceções. A primeira é a observação planetária. Nesse caso, como a turbulência é variável no tempo, é possível que, com aumentos grandes (400x ou maior ) você possa ver, em fração de segundo, algum detalhe adicional, caso a abertura do telescópio seja suficientemente grande. O outro caso é para a percepção de objetos nebulosos. Uma galáxia não visível com um aumento de 100x pode ser percebida com um aumento de 250x, pois o campo fica mais escuro.

bullet

Vale a pena construir um ou comprar pronto ?

A minha opinião é que, a menos que o seu hobby seja a construção de máquinas/instrumentos, não perca tempo com isso. Os instrumentos comerciais de qualidade (Meade, Celestron, Takahashi etc.) são muito melhores, principalmente em termos de mecânica, do que é possível se construir por preço comparável.

1.2 - CCDs

bullet

Meu telescópio é pequeno. faz sentido comprar um CCD ?

Se você gosta do tema vá em frente. O CCD é um aparelho tão sensível que você pode chegar a magnitude 16 em um minuto de exposição em um refrator de 8cm. O tamanho do telescópio não é muito relevante para o uso do CCD. O importante é a mecânica e o drive elétrico.

bullet

Qual eu devo escolher ?

Resumindo, escolha o que o couber no seu orçamento. O mínimo razoável é um CCD de 16 bits ( 65536 níveis de cinza ) e uma resolução de uns 500x300. O meu modelo é um HX516 de 16 bits e resolução 660x494, com pixel quadrado. Custou $ 1150,00.

Para astrometria e fotometria é recomendado o uso de CCD com pixel quadrado.

bullet

Quais acessórios são necessários ?

Depende do seu telescópio. O mais interessante é um redutor focal de forma que a escala seja aproximadamente 1.5" por pixel.

Bom aqui temos acessórios de vários tipos...

1 ) Redutor de foco F6.3 ou F3.3 para SCT. Quanto menor o F maior o campo que você faz a imagem.

2 ) Autoguia. Para permitir exposiçãoe longas. Alguns modelos vêm com guia embutido (ex: ST7)

3 ) Filtros . Para permitir exposição colorida. Alguns CCDs são coloridos (ex: MX5c e MX7C )

4 ) Computador

5 ) Foco elétrico. ( O foco é muito sensível )

 

1.3 - Máquinas Fotográficas

1.3 - Acessórios

2 - Técnicas de Observação

2.1 - Observando Planetas e Satélites

2.2 - Observando Cometas

2.3 - Observando Asteróides

2.4 - Observando Satélites Artificiais

2.5 - Observando Aglomerados Estelares

2.6 - Observando Nebulosas

2.7 - Observando Galáxias e Além

3 - Conceitos e Teorias de Física e Astronomia

3.1 - O que é a Teoria da Relatividade

3.2 - O que é a Mecânica Quântica

3.3 - O que a Teoria das Supercordas

3.4 - Cosmologia, Big Bang e Expansão do Universo

3.5 - Formação e Evolução das Estrelas

4 -

     

Home | Projetos | Imagens Recentes | Grande Angulo | Imagens Astronômicas | Relatórios | Equipamentos e Sítio | Programas de Computador | Artigos | Livros | Astronomia na Internet | FAQ - Questões Comuns | Deixe seu Comentário | Fale Comigo

This site was last updated 10/20/03