Busca de Novas e Asteróides

 

Home
Up
Supernovas em Aglomerados Abell
BRASS
Supernovas em Galáxias Próximas
Busca de Novas e Asteróides
Observação de Estrelas Variáveis
Transientes de Raios X e Gama

  Você é o visitante    

 

   nessa página

Busca de Asteroides e Novas com Lentes de Grande Campo

Wideangle Asteroids / Novae Search

Uma das atividades interessantes que podemos realizar com a ajuda de um CCD é um refrator pequeno, ou lente de máquina fotográfica, é obter imagens de um campo maior. Com essas imagens podemos checar a existência de novos asteróides, cometas e estrelas novas. Os dois primeiros grupos tendem a se concentrar na eclíptica enquanto o último no disco galáctico. Não é por menos que a constelação do Sagitário concentra a atenção de tantos observadores, pois lá se encontra o núcleo galático, além de ser uma constelação zodiacal.

Nosso programa tem dois focos. O primeiro é a montagem de uma sequencia de imagens mestres centradas em algumas constelações galacticas e ao sul como Puppis, Crux, Ara etc., para a busca de novas.

Para a busca de asteróides e cometas não pretendemos concorrer com o LINEAR. Para tanto tiraremos imagens em barreiras de passagem do Sul para o Norte, para garantir que objetos com orbita inclinada sejam detectados antes de entrar no alcance do LINEAR.

Nessa página você poderá acompanhar mais esse emocionante projeto de busca de corpos no céu austral..

Relatórios de Obsevações Realizadas

Nova em Sagittarius V4741SGR

Asteroide Rasante (NEO) 2002NY40

 

Nova em Sagitário 2002 Asteroide Rasante 2002NY40

Home | Up | Supernovas em Aglomerados Abell | BRASS | Supernovas em Galáxias Próximas | Busca de Novas e Asteróides | Observação de Estrelas Variáveis | Transientes de Raios X e Gama

 

This site was last updated 04/28/03